segunda-feira, 27 de abril de 2009

Começou o Jamboree!

O Jamboree com certeza é uma das atividades mais gratificantes de se participar quando se faz parte do Movimento Escoteiro. Conhecer novos costumes, novos escoteiros, trocar experiências, interagir com uma cultura que não é a nossa. Vários fatores nos levam a querer ir a um Jamboree e dessa vez não é diferente. Animados com a experiência do IV Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu em Janeiro de 2009, um grupo de seniores e guias já está se organizando para que consigam arrecadar fundos e bancar a viagem para que seja possível ir ao Jamboree Panamericano no México em Dezembro de 2009.

Se em uma atividade de âmbito nacional as expectativas foram superadas o que esperar de um Jamboree Panamericano? De 26 de Dezembro de 2009 a 03 de Janeiro de 2010 acontecerá no México o 13º Jamboree Panamericano. Uma experiência única e acima de tudo uma aventura diferente de tudo o que se pode imaginar. Afinal, não é sempre que se passa a virada de ano acampando, com mais oito mil escoteiros, a quilômetros de distância de casa, em outro país, dizendo feliz ano novo, happy new year, feliz año nuevo.

Para que tal ‘sonho’ seja concretizado, é necessário desde já uma força tarefa movida principalmente de boa vontade e ânimo para fazer acontecer. Muitos devem pensar – Porque vou fazer parte em ajudar um grupo de pessoas para que elas possam ir a um Jamboree? Antes de pensar apenas no fim do projeto e a meta que deve ser alcançada, pense na experiência que terá após meses de esforço e trabalho duro em prol de um objetivo comum. Será uma aventura desde o início tanto para os “titulares do projeto” quanto para aqueles que os ajudarem a organizar jantas, festas, promoções, maneiras e mais maneiras de conseguir fundos para essa grande atividade escoteira. No fim de tudo, todos aqueles que de alguma maneira ajudarem na realização desse projeto poderão sentir-se gratificados. Usando as palavras de Baden Powell “O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”. E como dito antes, a experiência ganha pelo trabalho realizado é de todos. Seja de quem realmente vai ao Jamboree ou de quem ajudou em algum momento do projeto. No fim todos teremos adquirido experiência, cultivado amizades, aprendido com nossos erros... Afinal isso é o Escotismo, aprender fazendo. E é realizando esse projeto de arrecadação de fundos que começa uma longa jornada de aprendizagem e trabalho, que no fim será consagrado em gratificação para alguns e um grande Jamboree para outros.
A IMPORTÂNCIA DO JAMBOREE PARA OS ESCOTEIROS:
UMA GRANDE ATIVIDADE;
BOA EXPERIÊNCIA DO JAMBOREE NACIONAL;
CONHECER OUTROS ESCOTEIROS;
MAIOR BAGAGEM ESCOTEIRA;

Mais uma vez podemos participar da realização de um Jamboree. Essa atividade que representa o grande movimento que é o Escotismo. Esses que estão entusiasmados para irem ao Jamboree Panamericano são os mesmos que tiveram uma ótima experiência ao participarem do Jamboree Nacional.

Nesse último Jamboree conhecemos vários escoteiros de muitos lugares do país. Aprendemos muito com os outros, mas principalmente com nós mesmos. Somos Escoteiros na mesma cidade e não nos conhecíamos, essa atividade mudou a relação entre todos nós.

Voltamos com novas amizades tanto aqui como em vários outros grupos escoteiros, no Brasil e fora dele. A nossa bagagem escoteira também voltou maior do que antes. Aprendemos várias músicas e tradições escoteiras que não teríamos outro lugar para aprender a não ser em uma grande atividade como é o Jamboree.

Vivendo o escotismo dentro do nosso grupo, do nosso distrito, é uma coisa. Mas trocar experiência como no Jamboree é algo que não tem como explicar. São eventos únicos que realmente marcam a nossa vida “normal” e a nossa vida “escoteira”, isso quando as duas não se misturam.

A IMPORTÂNCIA DO JAMBOREE PARA OS PAIS:
UMA NOVA EXPERIÊNCIA;
VIVENCIAR OUTRAS CULTURAS;
OPORTUNIDADE ÚNICA, QUEM SABE ÚLTIMA;
INVESTIR NO ESCOTISMO;

Esse Jamboree tem um significado muito maior para nós escoteiros e explica-lo para os pais é uma tarefa fácil e ao mesmo tempo difícil. Fácil porque é simples entender o que é o Jamboree, mas difícil porque é uma atividade MUITO GRANDE e isso intimida as pessoas a pensarem negativamente sobre a participação no evento.

Em primeiro lugar devemos considerar que esse Jamboree é no México. E em segundo que esse pode ser, e para a grande maioria é, o último Jamboree que poderão ir como sênior/guia. No quesito escotismo esse é um detalhe que faz muita diferença.

Mas antes de pensar na viagem e na questão de ser o último vamos considerar outros fatores. A experiência de vida. Não apenas por participar de outro Jamboree, mas sim por vivenciar outra cultura, e não apenas a mexicana, mas tantas outras que estarão lá no Jamboree. É um investimento para a vida e uma demonstração de confiança no escotismo. Nós somos Escoteiros e fazemos parte de uma grande ”fraternidade mundial”, o Jamboree é a atividade que valoriza tudo isso. É o evento que significa tudo no que acreditamos que é o Escotismo.

A IMPORTÂNCIA DO JAMBOREE PARA OS CHEFES E GRUPOS:
ESCOTEIROS COM EXPERIÊNCIA;
UNIÃO DOS GRUPOS;
DIVULGAÇÃO DO ESCOTISMO;
BOM NÚMERO DE INTERESSADOS;

E o que é mais importante do que a experiência pessoal e a participação no Jamboree? A valorização do escotismo. Esse último Jamboree Nacional uniu as tropas e os grupos de Caxias. E esta movimentação em prol do Jamboree Panamericano é o exemplo disso.

Como dito antes, para os escoteiros é uma experiência que só aumenta nossa bagagem escoteira e pessoal, para os pais é uma oportunidade de acreditar no escotismo e proporcionar que seu filho participe de mais uma grande atividade escoteira. Para os grupos e o Escotismo no geral o ganho é muito maior. Mesmo que no final ninguém vá ao Jamboree as atividades realizadas serão algo que nunca foi visto em Caxias.

Vamos reunir as tropas, conhecer outros escoteiros, trocar experiências, tudo isso sem precisar ir ao México. E uma oportunidade de integrar os grupos. Será um grande diferencial do escotismo, uma coisa que dificilmente se vê em Caxias. Que são os grupos trabalhando juntos em prol de uma grande atividade escoteira. E o melhor disso é que não foi preciso Chefes dizendo para que nós, escoteiros, fizéssemos isso. É uma integração e um movimento a redor do Jamboree idealizado e realizado pelos próprios escoteiros.

O Projeto de Arrecadação de Fundos para o 13º Jamboree Panamericano no México quer valorizar principalmente isso, o espírito escoteiro. A maneira com que se conhece e pratica o Escotismo em Caxias. Que mesmo que ninguém vá ao Jamboree no fim de tudo, a união das tropas e grupos será o grande triunfo na realização desse projeto. É o escotismo sendo valorizado graças ao chamado “espírito escoteiro” que BP tanto prezava. Neste momento você, Chefe, Pai, Mãe, qualquer pessoa que leu tudo isso, deve estar pensando: Mas será que um Jamboree significa tanto para esses escoteiros? Pergunte para qualquer um da equipe e eles responderão: sim.

Agora considere que Jamborees Nacionais acontecem a 4 quatro anos, assim como os Panamericanos. Considere que todos os seniores e guias têm mais de 15 anos e que esse próximo Jamboree no México é o último de suas vidas que vão poder ir como Sênior – depois só como Chefe ou Equipe de Apoio – que a experiência que eles viveram no Jamboree de Foz foi algo inacreditável tanto para eles quanto para você que ficou em casa esperando por notícias. E que agora eles têm a chance de reviver essa experiência, porém multiplicada várias vezes nos quesitos, aventura, diversão, companheirismo, amizade... Que agora eles têm a chance de reviver essa experiência de uma maneira da qual nunca imaginaram poderem vivenciar. Mas que graças ao seu empenho, seus amigos, sua vontade de fazer acontecer eles têm quase certeza de que conseguirão.

Quase certeza porque, por mais que eles sejam capazes de fazer coisas que eles nem imaginam, lá no fundo, acima de toda a ansiedade por esse Jamboree eles sabem que precisam da sua ajuda. Da ajuda da família, do Chefe de Tropa, dos seus irmãos escoteiros, da sua segunda família – o próprio Grupo Escoteiro.

Alguns diriam que é cedo para pensar, outros diriam que já passou da hora. Afinal mesmo que à vontade e o esforço sejam 100% o bolso conta muito na hora de decidir ir numa aventura como essa. E a idéia do Projeto é justamente essa, fortalecer os laços de amizade entre essas pessoas, fortalecer a união entre os Grupos e as famílias, fortalecer o companheirismo entre os próprios Grupos Escoteiros.

São ações como essas, imaginadas, criadas, planejadas e colocadas em ação pelos próprios escoteiros que nos fazem refletir sobre a importância de fortalecer cada vez mais o Espírito Escoteiro que existe dentro de nós. E como diria BP na carta aos Monitores “Mas lembrem-se que vocês devem guiá-los e não empurrá-los” então antes de dizer “Ah que idéia maluca essa de ir ao Jamboree!” Pense um pouco, reflita se realmente seu filho (para os pais), seu escoteiro (para os Chefes), não são realmente capazes de tal tarefa. Se forem siga as palavras de BP, guie-os pelo melhor caminho e não empurrem eles em direção ao seu objetivo sem realmente serem dignos de tal merecimento.

Em breve o 1° Bingo Escoteiro realizado para a viagem do Jamboree!
Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior!





Um comentário:

Logo que o Jamboree Panamericano acabar, prepare sua mochila novamente... O Camporee já vai começar! Isso é Escotismo!